O sono é um estado fisiológico essencial para manter o nosso organismo em funcionamento, envolvendo fatores psíquicos, neurológicos e hormonais.
Durante o sono nós recuperamos o desgaste físico e mental para manter o equilíbrio adequado para as atividades do próximo dia. Sua qualidade relaciona-se com diversos fatores, dentre eles o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, inatividade física, distúrbios mentais como estresse, ansiedade, entre outros. Especialistas recomendam o mínimo de 8 horas de sono por noite para adultos, e de 10 a 12 horas para adolescentes.
Com a pandemia da Covid-19, manter o sono em dia tornou-se um grande problema para muitos. O cenário atual afetou diretamente os padrões de sono e estilo de vida das pessoas, criando novos desafios até para quem antes não sofria com dificuldades para dormir. As pessoas foram forçadas a mudarem seus hábitos pela restrição da convivência social, trazendo preocupações para o bem-estar psicológico da população. Indivíduos que antes saíam para trabalhar, ir à escola, faculdade ou passear, hoje vivem outra realidade. Por conta disso, ansiedade, estresse, insônia, falta de apetite e outros distúrbios, passaram a fazer parte da vida de grande parcela da população.
Com o intuito de manter a saúde em bom estado, tanto físico como psicológico, a Cultivare alerta a todos sobre a importância da prática de atividades físicas seguindo os protocolos sanitários adotados na pandemia, hábitos saudáveis de alimentação, e à organização do seu dia para que ele seja produtivo, e ocupe suas atividades mentais. Assim, haverá aumento da qualidade do sono, que é essencial para o equilíbrio do organismo.
Rua Ovídio Pires de Campos.
Prédio do Centro de Atenção ao Colaborador (CEAC) do HCFMUSP - 4º andar
CEP: 05401-000